Presidente do PTB deixa Agricultura para ser candidato a deputado estadual


Presidente estadual do PTB no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista deixou na última semana a Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Norte para cumprir o prazo de descompatibilização de cargos de quem vai ser candidato na eleição deste ano. Batista confirmou ao AgoraRN a intenção de ser candidato a deputado estadual, compondo o grupo partidário formado por oito siglas e que espera eleger quatro nomes para a Assembleia Legislativa e mais um para a Câmara dos Deputados.

A previsão de Getúlio Batista é baseada no potencial de votos do grupo e do ideal de renovação que tem surgido na população nos últimos anos. “Acredito que vai haver uma renovação sim expressiva, de oito a 10 deputados. Mas digo isso pelo que vejo da população, não por base em uma opinião pessoal. Tenho andado todo o Rio Grande do Norte desde 2016, ouvindo o povo e o que ouço é esse sentimento. E, além disso, tem também a questão das coligações que estão surgindo”, avaliou Getúlio, citando o próprio grupo como um dos influenciadores dessa renovação, aliado ao de outros partidos.

Getúlio Batista também antecipou o que poderá ser uma de suas bandeiras em um eventual mandato na Assembleia Legislativa, que é a questão da agricultura. “Toda a crise que o País vem passando, que já começa a dar sinais de recuperação, você vê que foi o agronegócio que carregou o brasil todo nas costas. Ainda acho que o agricultor é muito sofrido. Falo no macro, não só no Rio Grande do Norte. O agricultor deveria ser mais valorizado”, afirmou, acrescentando que, além deles, há também certo abandono aos pescadores.
“Como deputado estadual, teria isso como bandeira. Tenho estado muito presente entre os pescadores e é um povo que precisaria ser mais visto, até pela presidência da república. Para se ter uma ideia, em um ano eles passaram por três ministérios: estavam na Agricultura, saíram e foram para o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), e agora na Presidência da República”, apontou Getúlio Batista, que neste final de semana esteve na regata dos 88 anos da colônia de pescadores em Rio do Fogo. “É uma causa que abracei. Sou muito ligado à Federação da pesca no Rio Grande do Norte”, acrescentou.

PROPORCIONAL
O grupo do qual o PTB de Getúlio Batista compõe, é formado por oito siglas, dentre elas, o PPS, o PMN, o PRB, PMB, Avante, PSC e o Solidariedade. Segundo Getúlio, apesar de estar bem encaminhado quanto a chapa proporcional, o G8 ainda não tem definido o nome de apoio para majoritária. “A gente vinha conversando muito sobre proporcional e decidimos que íamos começar agora a discutir sobre a majoritária, até porque o prazo para descompatibilização foi até agora o dia 7 e teremos a partir deste momento cenário mais claro sobre os pleitos”, antecipou.

AGORA RN

Nenhum comentário: