Em entrevista ao blog Wallacy Atlas, o médico Zé Antonio fala sobre a importância do isolamento social nessa época de pandemia.


 Com mais de 4 décadas de profissão dedicados à saúde da população macauense, o médico Zé Antônio Menezes fala da importância do isolamento social neste momento crítico pela qual passa o município de Macau em decorrência do Covid-19, vírus transmissor do Novo Coronavírus.
Zé que tem acompanhado de perto todo o cenário da pandemia no país, tem observado que a evolução da infecção das pessoas está em ritmo acelerado.
No rápido bate-papo, o médico fala sobre o atual momento;

Isolamento Social
Dr. Zé Antônio: O isolamento social não é coisa nova não. É coisa milenar. Pela Bíblia que é o livro mais antigo que existe, já fala dos leprosos que já eram confinados em ambientes longe das pessoas sãs justamente para não contamimar as outras pessoas, então é o que ocorre hoje com o coronavirus.

Importância e necessidade do Isolamento Social
Dr. Zé Antônio: A questão do isolamento social é a necessidade de não expandir a doença. Se isolar. Limitar. Pois, quando se fala em isolamento, é justamente para a pessoa contaminada não infectar as outras pessoas. Mas, o caso nos dias de hoje está tão grave, por isso tem que ter o isolamento total como foi decretado no nosso município. Os não infectados também precisam se isolar, já que a segundo estudos, 80% da população do mundo será atingida por essa pandemia. Existirá casos de pessoas, aliás já existe, que será contaminadas e não apresentarão sintomas.

Grupo de risco e isolamento
Dr. Zé Antônio: Como praticamente boa parte da população será contaminada (segundo aponta os especialistas), terá aqueles que serão mais vulneráveis, já que o vírus ataca as vias respiratórias. Quem sofre de asma, tem problemas cardíacos, diabéticos e obesos, são do chamado grupo de risco. Nesses casos, o vírus é mais agressivo. Então o correto é isolar essas pessoas, principalmente. Os demais, caso sejam contaminados, iriam ser tratados como casos já existentes de outras doenças como sarampo, rubéola, catapora e gripe comum que a pessoa fica imunizada pelo resto da vida, entre aspas, ninguém sabe ainda do coronavírus que é uma coisa nova.
O isolamento total é atitude mais acertada tomada em todo o mundo, além de manter sempre o distanciamento de dois metros entre as pessoas para que as gotículas do vírus não contaminem. O uso da máscara é essencial, usar sempre.
Aglomerações
Dr. Zé Antônio: Evitar aglomerações também é uma forma de prevenção. Só sair de casa o necessário, é o certo, e não é o que está se vendo aqui na nossa cidade, no nosso país. É preciso proibir mesmo o povo de ir às ruas, pois o sistema de saúde não atende a demanda. Não tem como o sistema de saúde atender 200, 400 pessoas ou até 700 por dia.

Óbitos
Dr. Zé Antônio: Estamos perdendo de cacete essa luta, por isso ressalto a importância do isolamento para o achatamento da curva e, as contaminações ocorram em espaço de tempo e, à população possa ter também uma assistência rápida.

Lives em casa com os amigos
Dr. Zé Antônio: O isolamento também deve ocorrer dentro de casa, com as Lives dos artistas é perigoso convidar os amigos para assistirem, pois não se sabe em primeiro momento quem está contaminado e, que poderá levar o vírus para sua casa e contaminar toda sua família. Não é bom também ficar na porta de casa bebendo, mesmo que seja em família.

Isolamento com os suspeitos
Dr. Zé Antônio: O isolamento não é pra ser feito apenas com os casos positivos não. É necessário isolar também os suspeitos. Quando a pessoa apresentar os sintomas já é para ser isolada e entrar com o medicamento, pois, até os 10 dias para o exame ser realizado e sair o resultado, a pessoa com suspeita já terá infectado muitas outras.

Suspeitos com sintomas já devem ser tratados
Dr. Zé Antônio: Quando o paciente procurar o atendimento médico com os sintomas; febre alta, tosse seca, garganta seca, dor de cabeça, falta de paladar, falta de olfato, falta de ar e dor no corpo dentro dos parâmetros da doença, ele não deve ser mandado embora, o médico deve entrar já com a medicação para tratar desde o início. Não se deve mandar embora pra casa e voltar só quando tiver pior.
Se desde o início essa atitude tivesse sido tomada, hoje não estaríamos com tantos casos na nossa cidade.

Mensagem
Dr. Zé Antônio: Como médico, pai avô, esposo e amigos de todos os macauenses, digo; Fiquem em casa. Se cuidem. Só saiam se for necessário.
Vamos vencer esse vírus!
BLOG WALLACY ATLAS

Nenhum comentário: