Alto do Rodrigues avançou na qualidade da aprendizagem, segundo os resultados do IDEB 2019.

 


Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última terça-feira, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – um indicador que avalia o desempenho dos alunos e atribui nota a qualidade da educação oferecida pelo município. Para se chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada com os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa é atingir a nota 6,0. Assim, para que o IDEB de uma escola ou município cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

O resultado do IDEB atribuído ao município de Alto do Rodrigues mostra o empenho da Secretaria Municipal de Educação,  pasta gerenciada pela secretária Irani Cunha, que criou estratégias e não mediu esforços para melhorar o desempenho dos alunos e cumprir com as metas que estabelece a qualidade do ensino. Ao cumprir com as metas projetadas, o município avançou na qualidade da aprendizagem, chegando a atingir 5.3 no IDEB, superando à meta projetada para o período que seria de 4.6.

Em 2013 assumimos a gerência da educação do município com Ideb de 3.7, ao longo desses 7 anos, observamos avanços significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, cumprindo as metas de qualidade previstas para educação local.

Também se observa melhorias no nível da qualidade do ensino das escolas da rede municipal. A meta do IDEB do Ensino Fundamental (anos inicias – 1º. a 5º. ano) e (anos finais – 6º. ao 9º. ano), mostra que nossas escolas avançaram, possibilitando um aos alunos um ensino de qualidade.

A Secretaria Municipal de Educação agradece o esforço da equipe, o compromisso da prefeitura com os investimentos feitos na educação, e principalmente o empenho e a responsabilidade dos professores que contribuíram para mais um importante resultado do IDEB para o município.

Por Portal EAM

Nenhum comentário: