RN recebe 7.020 doses de vacina da Pfizer nesta segunda; saiba quem será imunizado

     O Rio Grande do Norte A Paraíba recebe nesta segunda-feira (3) 108.770 doses de vacinas contra a Covid-19. No total, são 101.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 7.020 doses da vacina da Pfizer. As doses devem chegar ao Aeroporto de Natal por volta das 15h.

    Esta é a primeira remessa do imunizante da Pfizer a chegar ao estado. As vacinas serão aplicadas apenas em Natal. O imunizante é administrado em duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses).

    O Ministério da Saúde recomenda que as doses sejam destinadas a pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

Primeira remessa da vacina Pfizer contra a Covid-19
 deve chegar nesta segunda no RN — Foto: Ascom Sesau/ Carla Cleto

    As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.


Armazenamento

    O governo do RN tem um desses congeladores necessários para o armazenamento da vacina da Pfizer na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui sete ultrafreezers entre Natal e Caicó e disponibilizou os equipamentos em janeiro para auxiliar no armazenamento das vacinas. Em nota, a universidade disse que "permanece válida a disponibilização dos equipamentos, conforme ocorra a demanda da gestão pública".


Ultrafreezer UFRN armazenamento conservação vacinas covid-19 refrigeração
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi



Fonte: G1/RN


Nenhum comentário: