RN volta a ter mais de 100 pessoas em fila de espera por UTI para Covid-19; taxa de ocupação passa de 98%

     O Rio Grande do Norte voltou a ter mais de 100 pessoas na fila de espera por um leito de UTI para tratamento da Covid-19. A informação é do sistema Regula RN, usado na administração dos leitos públicos no Estado.

    Por volta das 9h20 de domingo, 30, havia 106 pessoas na fila em todo o Estado e apenas 6 leitos disponíveis na rede pública – todos eles na região metropolitana de Natal.

    52 pessoas esperavam por uma UTI na região Oeste, onde todas as UTIs estavam ocupadas. Na região metropolitana, onde a ocupação já passa dos 98%, havia 54 pessoas na fila e outras quatro aguardando avaliação.

    No período, sobravam leitos clínicos, que são voltados para pacientes com situação menos grave da doença. A alta de ocupação ocorre no momento em que o Estado tem mais leitos de UTI disponíveis desde o início da pandemia.

    De acordo com dados do sistema, a rede pública chegou a 404 leitos críticos operacionais – ou seja, em condições de uso – na última sexta-feira, 28. Em 2020, o maior número registrado tinha sido no dia 10 de agosto, com 316 leitos.

    Durante a manhã de domingo, ainda havia 17 leitos bloqueados. Sete deles estavam em manutenção e sete foram fechados por falta de insumos ou kit de intubação. Outros três, por falta de equipamentos como bomba de infusão e de ventilador pulmonar. 



Fonte: G1 RN/Costa Branca News



Nenhum comentário: