Estado atinge a marca de 85% da população vacinada

 

    O Rio Grande do Norte atingiu, nesta segunda-feira (20), a marca de 85% da população adulta vacinada contra a covid-19 com a primeira dose. O percentual corresponde a 2.261.159 moradores do estado com 18 anos ou mais, segundo o RN+ Vacina. No entanto, mais de 145 mil pessoas estão em atraso com a aplicação da segunda dose da vacina.

    De acordo com o RN+ Vacina, 48% da população adulta está totalmente vacinada, ou seja, mais de 1,27 milhão receberam a dose única ou a segunda dose, completando o esquema vacinal. No estado, já foram aplicadas mais de 3,53 milhões de doses, administradas pelas salas de vacinação distribuídas nos 167 municípios potiguares.

    Diante da confirmação de casos com variante Delta no estado, inclusive com registros de óbitos, a Secretaria de Estado de Saúde Pública convoca a população em atraso para buscar a unidade de saúde ou posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o esquema vacinal. A Sesap também ressalta que a imunização só é completada 15 dias após a aplicação da segunda dose.

    A adesão à ampla campanha de vacinação reflete também nos dados da pandemia em nosso estado. A plataforma Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS/UFRN), mostra que houve uma redução na média móvel de novos casos dos últimos sete dias em relação ao mês de agosto. No dia 15 de agosto, a média móvel registrava 153,17 casos. Já no dia 15 de setembro, a média móvel dos últimos 7 dias marcava 46,71 casos. A redução também acontece nos óbitos motivados pela doença. Em 15 de agosto, a média móvel era de 4,29. No mesmo dia deste mês, a média móvel de óbitos por Covid é de 1,29.

    A taxa de ocupação dos leitos críticos no RN é de cerca de 26%, conforme apontava ontem  o site Regula RN . Na Região Metropolitana a taxa er 32,4%; Região Oeste er 13,0%; e, Região Seridó com taxa de 17,6%.


Recebimento e Distribuição

    Neste domingo, a Sesap recebeu 105.300 doses do imunizante Pfizer e, no final da tarde dessa segunda-feira (20), recebeu mais 41.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz. O total de 146.550 doses será destinado para ampliação da cobertura vacinal no RN de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, além da destinação para aplicação da segunda dose e dose de reforço em idosos a partir 70 anos de idade, iniciando pelo mais velhos de forma escalonada e decrescente. A distribuição acontecerá nessa terça-feira (21), às 13h.


TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: