Artesanato e camarão do RN integram a Mostra Nordeste no Senado

 

    Uma seleção de peças artesanais de tipologias, como fibras, cerâmica, bordado e renda, vai representar o artesanato do Rio Grande do Norte na Mostra Nordeste de Artesanato do Senado, que busca valorizar o potencial os empreendedores criativos e a identidade cultural do país. A mostra será aberta nesta terça-feira (26), no espaço Ivandro Cunha, anexo I do Senado, em Brasília (DF). A exposição será composta por trabalhos de artesãos de todos os estados do Nordeste, a terceira região a apresentar, no ciclo, o talento e a criatividade de quem produz artes manuais no país. Além do artesanato, o evento também vai destacar os sabores e os atrativos turísticos da região.

    A Mostra de Artesanato do Nordeste e a Mostra de Gastronomia do Nordeste fazem parte do terceiro ciclo ‘A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional’, promovido pela comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em parceria com o Sebrae para impulsionar a valorização das aptidões culinárias e atrativos turísticos de cada estado do Brasil para fortalecer a economia. Nos ciclos anteriores, foram apresentados os potenciais dos estados das regiões Norte e Sudeste. Agora, é a vez do Nordeste.

    Durante três dias, parlamentares, embaixadores, gestores públicos e demais lideranças terão a oportunidade de conhecer, ver de perto e também provar o que o Nordeste tem de bom em arte popular, cultura, turismo e gastronomia. O Rio Grande do Norte selecionou peças de diferentes regiões para dar uma mostra da criatividade e versatilidade do artesão potiguar. Almofadas com bordados de Caicó, que conquistou a Indicação Geográfica (IG) e fibra de bananeira, utilitários em bordados, rendas e fibra de sisal, jarros de argila com fibra de coco e peças decorativas, como um cavalo esculpido na madeira de imburana e vasos feitos de argila, estão entre os trabalhos que serão expostos no evento.

    Além disso, o Rio Grande do Norte também vai apresentar os principais atrativos turísticos potiguares, com destaque para a série Descubra o RN, que enfoca, além do tradicional turismo de sol, mar e passeios nas dunas, o turismo rural, religioso, cultural e de aventura. A ideia é exibir para os visitantes, convidados da mostra, as experiências únicas em lugares com paisagens deslumbrantes nas regiões do Agreste, Trairi, Seridó, serras potiguares, Costa das Dunas (Grande Natal e litoral norte e sul) e Costa Branca do estado.

    Os visitantes também poderão provar o sabor genuinamente potiguar, durante a Mostra de Gastronomia do Nordeste, que ocorre na quinta-feira (28). No festival, a chef Elizabeth Assunção, do Senac-RN, vai elaborar um prato principal e uma sobremesa com ingredientes típicos e terroir do Rio Grande do Norte para degustação no restaurante do Senado. O menu potiguar será o Camarão ao Creme de Castanha e sobremesa feita com ingredientes regionais, incluindo o caju e o mel de abelha Jandaíra.

    “Vamos apresentar o delicado trabalho manual dos nossos artesãos e, sobretudo, promover a economia criativa potiguar. É uma oportunidade ímpar de expor esses talentos. Além disso, vamos destacar também as potencialidades e maravilhas do turismo e da gastronomia do Rio Grande do Norte ”,promete Maézia Teodora, analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN.

    Propostas pela senadora Kátia Abreu, as mostras são uma iniciativa ampla, que conta com audiências públicas, exposições de artesanato e degustações gastronômicas, voltadas para brasileiros e também para as representações estrangeiras no país. O objetivo é potencializar, divulgar e explorar as aptidões da culinária e dos atrativos de cada estado fomentando a economia e o desenvolvimento local. A proposta é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.


AGORA RN

Nenhum comentário: