Senadora Zenaide Maia Solicita debate sobre tratamento de câncer de mama no SUS

 

    A Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovou nesta segunda-feira (25) três requerimentos para realização de audiências públicas e um voto de aplauso. As audiências vão tratar, entre outros temas, das dificuldades para tratamento de câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) e da proposta de regulamentação do crime de ecocídio.

    A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) foi a autora do pedido para debater o acompanhamento de câncer de mama no SUS (REQ 26/2021). Com essa audiência, ela quer prolongar as atividades do Outubro Rosa — mês de conscientização sobre essa modalidade de câncer, que é a que mais vitima mulheres no Brasil.

    — O Outubro Rosa escancarou a diferença social. As mulheres pobres que dependem do SUS morrem muito mais de câncer de mama, porque não têm acesso a um diagnóstico precoce e a um tratamento precoce. Como informação é poder, quanto mais a gente falar sobre isso e der conhecimento a essas mulheres, mais elas vão cobrar políticas públicas e, para as políticas públicas que já existem, cobrar sua efetivação — defendeu Zenaide.

O requerimento propõe convites a médicos e entidades de acolhimento a pacientes.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: